quarta-feira, 29 de dezembro de 2010
curso de Tutoria OnLine
Curso: Tutoria OnLine
Multiplicadores: Aline & Rangel
Atividade: conceito sobre tutoria
Aluno: Rejanne do Socorro Freire Evangelista
Construir um conceito de tutoria levando em consideração todo trabalho desenvolvido pelo professor-tutor é muito dificil, visto que se trata de um conceito novo, as discurssões estão iniciando e entre elas o próprio conceito de que um tutor não é um docente e sim um tecnologo que detem o conhecimento das ferramentas para ministrar um curso a distancia, mas segundo BRUNO & LEMGRUMBER o tutor a distância é também um docente e não simplesmente um animador ou monitor neste processo, e muito menos um repassador de pacotes instrucionais.
Segundo Belloni (2006), as funções do professor, na modalidade de EaD, são analisadas da seguinte forma:
professor formador: orienta o estudo e a aprendizagem; corresponde à função pedagógica do professor no ensino presencial;
professor pesquisador: pesquisa e atualiza, refletindo sua prática;
professor tutor: orienta seus alunos nos estudos, de acordo com as disciplinas de sua responsabilidade;
professor tecnológico educacional: responsável pela organização pedagógica de conteúdos e adequação dos mesmos aos suportes técnicos;
professor recurso: presta apoio ao tutor nas respostas e dúvidas durante a disciplina;
professor monitor: coordena e orienta os alunos nas atividades presenciais.
Com todas as leituras feitas podemos concluir que o Tutor é um professor que possui uma formação multidisciplinar, onde além de ter um conhecimento profundo sobre a matéria ministrada, também deve possuir a formação em outras áreas do conhecimento, como o tecnológico, relações humanas, conhecimentos gerais e técnicas de administração que inclui planejamento de cada etapa do curso ministrado, inclusive trabalho de secretaria.
Referencias:
http://www.ufpe.br/nehte/hipertexto2009/anais/a/a-dialetica-professor-tutor.pdf: acessado em 28.12.2010 às 14:18
MOZZER, Luciene Domenici. Ambientes virtuais de aprendizagem: Conceitos e estratégias de comunicação. In: 200.156.15.182/moodle/file.php/1/.../ambientes_virtuais_conceitos.pdf: acessado em 28.12.2010 às 15:04
terça-feira, 30 de março de 2010
40 anos de Alcoolicos Anonimos no Amapá
ALCOÓLICOS ANÔNIMOS
ALCOÓLICOS ANÔNIMOS iniciou-se em 1935 (10 DE JUNHO) em Akron, Ohio, com o encontro de Bill W., um corretor da Bolsa de Valores de Nova Iorque e o Dr. Bob, um médico cirurgião de Akron, nos Estados Unidos. Ambos haviam sido alcoólicos desenganados. Em 1939, a irmandade publicou seu primeiro texto básico, Alcoólicos Anônimos. Nesse livro, escrito por Bill, expunha-se a filosofia e os métodos de A.A., a essência dos quais de encontram agora nos bem conhecidos Doze Passos de Recuperação. A partir daí o A.A. desenvolveu-se rapidamente no mundo.
AA no Brasil - 62 anos
Em 05 de d setembro de 1947, foi criado o primeiro grupo de AA no estado do Rio de Janeiro, tendo Antonio P. o primeiro brasileiro a fazer parte do programa de 24 h de sobriedade e sobre sua melhora de vida pessoal e empresarial.
O AA no Amapá – 30 anos
Em 1979 os amapaenses desconheciam por completo qualquer forma organizada de deter o alcoolismo, ainda que muitos convivessem com o problema. Nesse período chegou a Macapá o seminarista CASSIO DE OLIVEIRA, ( estudante de teologia no colégio católico em São Paulo), que passou a divulgar a existência dos Alcoólicos Anônimos nesta cidade, tecendo comentários prodigiosos ao programa de recuperação.
O seminarista já participara em São Paulo de reuniões em um grupo de recuperação de uma Fundação Antialcoólica, que já funcionava a alguns anos na recuperação de dependentes na capital paulista e que se utilizava de seus métodos filosóficos de um livro chamado 12 passos para recuperação ética, moral e espiritual, o que lhe chamou muito a atenção em descobrir que a obra pertencia a entidade mundial de A.A.
Após sua chegada em Macapá, obstinado a implantar o programa, conseguiu seu intento, realizando a primeira reunião no dia 05 de julho de 1979 às 20:00 horas no prédio do Colégio Diocesano, com presença de mais nove convidados entre eles, duas autoridade religiosas e uma da área de medicina.
Neste período o A.A sempre contou com muitos amigos de diferentes posições sociais e públicas. Médicos, religiosas e membros da imprensa são seus principais apoiadores..
Hoje o A.A no Amapá conta com 35 grupos de recuperação com muitos alcoólicos firmes em seus propósitos e princípios de recuperação levando a mensagem a outros que ainda sofrem do alcoolismo. Pois este é o principal propósito de Alcoólicos Anônimos e com isso tornando fortes e esperançosos os que buscam uma nova vida.