ALCOÓLICOS ANÔNIMOS
ALCOÓLICOS ANÔNIMOS iniciou-se em 1935 (10 DE JUNHO) em Akron, Ohio, com o encontro de Bill W., um corretor da Bolsa de Valores de Nova Iorque e o Dr. Bob, um médico cirurgião de Akron, nos Estados Unidos. Ambos haviam sido alcoólicos desenganados. Em 1939, a irmandade publicou seu primeiro texto básico, Alcoólicos Anônimos. Nesse livro, escrito por Bill, expunha-se a filosofia e os métodos de A.A., a essência dos quais de encontram agora nos bem conhecidos Doze Passos de Recuperação. A partir daí o A.A. desenvolveu-se rapidamente no mundo.
AA no Brasil - 62 anos
Em 05 de d setembro de 1947, foi criado o primeiro grupo de AA no estado do Rio de Janeiro, tendo Antonio P. o primeiro brasileiro a fazer parte do programa de 24 h de sobriedade e sobre sua melhora de vida pessoal e empresarial.
O AA no Amapá – 30 anos
Em 1979 os amapaenses desconheciam por completo qualquer forma organizada de deter o alcoolismo, ainda que muitos convivessem com o problema. Nesse período chegou a Macapá o seminarista CASSIO DE OLIVEIRA, ( estudante de teologia no colégio católico em São Paulo), que passou a divulgar a existência dos Alcoólicos Anônimos nesta cidade, tecendo comentários prodigiosos ao programa de recuperação.
O seminarista já participara em São Paulo de reuniões em um grupo de recuperação de uma Fundação Antialcoólica, que já funcionava a alguns anos na recuperação de dependentes na capital paulista e que se utilizava de seus métodos filosóficos de um livro chamado 12 passos para recuperação ética, moral e espiritual, o que lhe chamou muito a atenção em descobrir que a obra pertencia a entidade mundial de A.A.
Após sua chegada em Macapá, obstinado a implantar o programa, conseguiu seu intento, realizando a primeira reunião no dia 05 de julho de 1979 às 20:00 horas no prédio do Colégio Diocesano, com presença de mais nove convidados entre eles, duas autoridade religiosas e uma da área de medicina.
Neste período o A.A sempre contou com muitos amigos de diferentes posições sociais e públicas. Médicos, religiosas e membros da imprensa são seus principais apoiadores..
Hoje o A.A no Amapá conta com 35 grupos de recuperação com muitos alcoólicos firmes em seus propósitos e princípios de recuperação levando a mensagem a outros que ainda sofrem do alcoolismo. Pois este é o principal propósito de Alcoólicos Anônimos e com isso tornando fortes e esperançosos os que buscam uma nova vida.